Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Cultura

Thiago Reder e Fabiano Índio no Galpão Crioulo

Neste final de semana, o programa será dedicado à dupla que vem sendo a sensação do mercado musical gaúcho


Responsável por lançar ao mundo os maiores expoentes da música gaúcha e latino-americana, o Galpão Crioulo, programa da RBS TV, receberá a dupla sensação do momento no mercado fonográfico do Rio Grande do Sul. Cantores, compositores e acima de tudo, entusiastas do folclore, Thiago Reder e Fabiano Índio, investem em trabalhos vocais e arranjos inovadores, com olhar sempre atento à fusão de gêneros musicais regionais das três pátrias que forjaram a cultura indígena e o povo “gaúcho”.

As músicas que serão apresentadas ao longo do Galpão Crioulo são: “Hoje Tem Tiro de Laço” de autoria de Thiago Reder, Gustavo Gamba, Douglas Júlio da Silva e Ricardo Taufer; “Serei Eu” de Fernando Saccol e Joaquim Velho; e a música Qualidade de Vida de Lucas Borrego, Joaquim Velho e Éderson Inácio. Os cantores, juntamente com os demais músicos guaporenses, terão uma conversa divertida com o renomado apresentador e músico Neto Fagundes, recheada de histórias de suas trajetórias e planos futuros. Compõem o grupo, além da dupla, Ricardo Taufer (Acordeon), Guilherme Strapazzon (Percussão), Tchelo Dal Mas (Contrabaixo) e Luis Augusto Pin (Violão Solo).

Em seus currículos individuais, a dupla revela versatilidade que fazem parte de sua assinatura musical, com participação e conquistas nos principais festivais de intérprete solista vocal do Rio Grande do Sul e festivais musicais internacionais, disco gravado, clipes, músicas autorais e 20 anos de experiência em grandes palcos.

Tendo em seu repertório, o Rio Grande antigo e o contemporâneo, bem como, músicas do folclore uruguaio e argentino que se somam em um show/baile que além de gerar entretenimento pulsante e constante, formam uma dualidade que passeia pelos mais diversos gêneros musicais gauchescos, desde o romantismo até o dia a dia do homem do campo, trabalhando de forma coerente com arranjos criativos sobre um repertório escolhido através de muito estudo, levando aos palcos do Rio Grande e do Brasil os principais ritmos fandangueiros e nativistas como, Milonga, Chamamé, Xote, Rancheira, Vanera, Vanerão, Bugio, Chacareras, Zambas e Valsas.

Thiago Reder e Fabiano Índio são e cantam “o Rio Grande de ontem na voz dos gaúchos de agora”.


Data: 20/10/2023 17:51:47
Autor: Eduardo Cover Godinho