Trafegando pela rodovia ERS-129, trecho entre os municípios de Guaporé e Serafina Corrêa, um homem, que prefere não se identificar, reparou que no acostamento havia algo que, em um primeiro momento, não conseguiu identificar. Ficou curioso e retornou. Ao se aproximar, reparou que era um animal. Ao chegar mais perto, percebeu que se tratava de uma jaguatirica. Com cerca de 75 centímetros, o corpo do animal encontrava-se às margens da pista de rolamento na altura da subida da Linha Sexta/Comunidade São Roque. Conforme o homem, a hipótese mais provável é que o animal tenha sido atropelado.
O que fazer
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segundo o secretário em exercício Arthur Vanzella, não foi comunicada da localização e morte do animal por populares. Nestes casos, a orientação é para que a comunidade entre em contato através dos telefones (54)3443-5987 ou (54)3443-6372 para que haja o recolhimento e o encaminhamento para análise.
“Nesse caso, a comunidade ao localizar algum animal silvestre, independentemente de seu estado de saúde, solicitamos que a Secretaria de Meio Ambiente seja comunicada imediatamente, para que sejam tomadas as medidas adequadas a cada situação”, destacou Vanzella.
O animal
A jaguatirica, conhecida como gato-do-mato, é o terceiro maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada e do puma. A característica mais marcante é a presença, na pelagem, de manchas amarelas circundas de preto. É um animal solitário, noturno e territorial. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior répteis, aves, peixes, entre outros.