Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Segurança

90 alunos de quatro educandários são certificados no Proerd da Brigada Militar em Serafina Corrêa

Formatura, realizada nas dependências do ginásio da Escola Municipal Prefeito Guerino Massolini, contou com a presença de autoridades civis e militares


Com o objetivo de prevenir o uso de drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack e outras) e lícitas (cigarro e álcool) entre crianças e adolescentes, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido há 25 anos pela Brigada Militar (BM) no Rio Grande do Sul, formou na sexta-feira, dia 22 de dezembro, mais 90 estudantes de quatro educandários em Serafina Corrêa. As atividades para os alunos das Escolas Municipal de Ensino Fundamental Estherina Marubin, Prefeito Guerino Massolini, Nossa Senhora de Fátima e Escola Estadual de Ensino Fundamental 1° de Maio foram desenvolvidas pelos instrutores, policiais do 5º Pelotão da BM, de Serafina Corrêa, sargento Vagner da Cunha Menezes e soldado Andreo.

A formatura do Proerd, com a presença de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, além de militares, representantes de entidades como do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), familiares e comunidade serafinense, aconteceu no ginásio da Escola Prefeito Guerino Massolini.

“Momento ímpar para os formandos. Concluíram as lições do Proerd e estão aptos ao dizer não às drogas e à violência, bem como, contribuir na disseminação das informações para outras crianças. Nos orgulha saber que plantamos diversas sementes com o intuito de criarmos uma sociedade mais responsável e menos violenta, que certamente produzirá frutos adiante. Educando nossas crianças e adolescentes, diminuiremos significativamente a necessidade de punir os adultos”, disse o sargento Menezes, comandante do 5º Pelotão da BM, de Serafina Corrêa.

Ao longo da formatura, os 90 alunos encantaram-se com a presença do símbolo do Proerd, o Leão DARE. O mascote dançou e animou os presente, participando de diversos momentos. Coube ao aluno Antônio Fávero Rech, da Escola Prefeito Guerino Massolini, a responsabilidade de conduzir o compromisso do dizer não às drogas e à violência, ou seja, do juramento.

“Prometo resistir às drogas e a violência, conforme os ensinamentos do Proerd, para o meu bem, da minha família e de toda a comunidade. Assim o prometo!”.

Os formandos, para materializar a conclusão do Proerd, receberam um certificado e uma medalha, registrando a participação e o aproveitamento dos ensinamentos repassados pelos policiais. As crianças, ao longo das atividades em sala de aula, foram motivadas a participarem ativamente, demonstrando o interesse, a disciplina, o capricho com o material. Ao final, conforme o sargento Menezes, foram avaliadas através de um trabalho sobre o Proerd. Os melhores em cada turma receberam como premiação pela dedicação, uma bicicleta. Destacaram-se: Rodney Osvaldo Gimenez Galeano (Escola Estherina Marubin); Valentina Badin Goll (Escola Prefeito Guerino Massolini); Vitoria Guerra Brustulin (Escola Prefeito Guerino Massolini); Thuyze dos Santos Zanchet (Escola 1° de Maio) e Leonardo Luís Vidmar Chiodi (Escola Nossa Senhora de Fátima).

Ao término do evento, o comandante da BM de Serafina Corrêa, agradeceu a Administração Municipal, Consepro, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), empresários e a comunidade pelo apoio e fortalecimento no trabalho realizado e para a concretização, com sucesso, de mais uma formatura do Proerd.


Data: 28/12/2023 14:48:54
Autor: Eduardo Cover Godinho