Diferente dos estragos causados pelas condições climáticas adversas que atingiram Guaporé dois dias antes das comemorações do Natal de 2023, as chuvas da madrugada e início da manhã da quinta-feira, dia 18 de janeiro, não provocaram alagamentos em residências em função do transbordo do Arroio Barracão. No final do ano passado, 48 famílias dos bairros Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida) e Santo André, conforme a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMPDEC), sofreram com a invasão das águas em suas residências.
Com o registro pluviométrico de 76 milímetros, principalmente entre as 4h e as 8h30min, a calha na área dos fundos da empresa RGO não suportou e o transbordo foi inevitável. Moradores relataram muita preocupação com a possibilidade da água voltar a entrar no piso inferior dos imóveis, como ocorreu em oportunidades anteriores, provocando prejuízos financeiros. No local, parte do muro cedeu na primeira quinzena do mês de setembro de 2023 e ainda não houve a reconstrução. Nos outros pontos de passagem do Arroio Barracão, como nos fundos de uma abastecedora de combustíveis e ao longo do bairro Planalto, a calha suportou a quantidade de água.
O Setor Operativo da COMPDEC, com auxílio de funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Viação, está em constante monitoramento do nível de água que corre pelo canal do Arroio Barracão. Não há chamados para verificação de alagamentos ou entrega/colocação de lonas em virtude do destelhamento de imóveis.