Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Geral

Movimento "Todos pela Ponte" busca construir estrutura sobre o Rio Não Sabia em Vista Alegre do Prata

O objetivo do empresariado da região e comunidade vista alegrense é captar recursos para a construção de uma ponte acima da que foi levada pela força das águas. Meta é R$ 500 mil


Inspirados na construção da histórica ponte de Nova Roma do Sul, um grupo de empresários da região, juntamente com a diretoria e associados da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), de Vista Alegre do Prata, lideranças e comunidade, lançou uma campanha para arrecadar fundos para reestabelecer a ligação entre a cidade e Nova Prata, Fagundes Varela e outras, pela ERS-441. O movimento “Todos pela Ponte” visa a colocação de uma estrutura temporária de ferro sobre o Rio Não Sabia.

A nova ponte, conforme os organizadores, será instalada cerca de 200 metros acima da que foi levada pela força das águas no dia 1º de Maio. Será colocada em um vão de aproximadamente 25 metros do leito, diferente da antiga que tinha 55 metros de comprimento. A meta é alcançar a cifra de 500 mil. O objetivo é conseguir o recurso e instalá-la sem envolvimento do Poder Executivo, o que demandaria mais tempo para “colocá-la de pé” pela burocracia do serviço público (licitação, contrato, entre outros).

A vice-presidente da CDL Vista Alegre do Prata, Caroline De Carli, salienta que o movimento torna-se necessário para agilizar o processo de trafegabilidade e encurtar distâncias. A empresária ressalta que será uma conquista da comunidade em momento que o Rio Grande do Sul enfrenta uma situação jamais presenciada na história. A união de todos, afirmou, fará a diferença.

“É uma iniciativa que não tem cunho político. Somos uma comunidade forte, de pessoas que estão dispostas a ajudar. Vamos buscar recursos, promover ‘Ação Entre Amigos’, jantares e demais atividades para agilizar o projeto da ponte alternativa sobre o Rio Não Sabia. Será importante, não só para a retomada da economia, mas para o bem-estar de quem necessita, como os estudantes e pessoas que precisam se deslocar em virtude das condições de saúde. É uma ponte construída pela comunidade para a comunidade. Não haverá méritos de um ou de outro”, disse Caroline, informando que a primeira doação para o movimento “Todos pela Ponte” foi de um morador da cidade que depositou o valor de sua aposentadoria integral.

“É emocionante saber que a comunidade está ao nosso lado. Não importa o valor que irá doar. Cada um na sua condição. Colabore”, concluiu a empresária.

A Administração Municipal, destacou o prefeito Adair Zecca, apoia o movimento “Todos pela Ponte” do Rio Não Sabia, colocando-se à disposição dos organizadores para divulgar a iniciativa. Para o Chefe do Poder Executivo, o reestabelecimento da ligação viária entre as cidades é uma das prioridades que vem sendo tratada há cerca de um mês.

“É a única ligação direta que temos entre Vista Alegre do Prata até Nova Prata, Fagundes Varela. Para chegar a esses municípios, com a queda da ponte em maio, temos que fazer uma grande volta. Trabalhamos para reestabelecer a ligação com uma nova estrada e uma estrutura provisória”, disse o prefeito.

“Fomos procurados pelos empresários que colocaram-se à disposição para agilizar o processo e, como nesse momento toda ajuda é bem-vinda, aceitamos. Se não precisarmos utilizar o dinheiro público para a construção da ponte provisória, vamos empregá-lo na pavimentação da ERS-441”, ressaltou o prefeito.

Os Governos Federal e Estadual propuseram a construção de uma ponte no mesmo lugar. A estrutura, faltando o empenho de recurso e a licitação, teria 70 metros de comprimento por 10,4 de largura com duas pistas.

 

Colabore

Para fazer parte da construção da ponte alternativa sobre o Rio Não Sabia, ligando a região à Nova Prata, Fagundes Varela e outras cidades, uma chave PIX foi disponibilizada pela CDL Vista Alegre do Prata. O número para contribuir é 12.099.303/0001-92 (CNPJ).


Data: 04/06/2024 11:21:26
Autor: Eduardo Cover Godinho