Cerca de 20 agricultores do município de Guaporé participaram nos dias 2 e 3 de julho de um curso com a temática “Boas Práticas de Aplicação de Agrotóxicos”. O foco era a aplicação de produtos hormonais. A programação, que contou com a transmissão de conhecimentos, experiências e informações importantes por parte dos Assistentes Técnicos Regionais da Emater, João Villa e Ênio Todeschini, e a engenheira agrônoma Melissa Bock, foi ofertada gratuitamente pelo Escritório da Emater/ASCAR-RS. As atividades teóricas e práticas aconteceram em dois locais: na Casa da Cultura e na propriedade do produtor rural, Vilmar Zanetti, na Comunidade da Linha Félix da Cunha, zona rural do município.
De acordo com a Instrução Normativa 12 e 13, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPI), os agricultores do município deverão estar devidamente regularizados até o dia 1º de janeiro de 2026 para que possam aplicar e adquirir herbicidas hormonais. Quem não estiver 100% legalizado, conforme as novas leis, ficará proibido de comprar nas revendas autorizadas os produtos. O curso, conforme Villa e Todeschini, contemplou assuntos pertinentes à normativa, explicando a problemática envolvendo os produtos hormonais no Rio Grande do Sul, apresentou todas as diretrizes relacionadas à comercialização e uso dos produtos, tratando do manejo dos produtos hormonais, tecnologia de aplicação, regulagem e calibração de pulverizadores, além da segurança do trabalhador, através do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), armazenamento e descarte adequados das embalagens, entre outros temas.
“Embora o curso atenda aos requisitos para que o aplicador se cadastre junto à Seapi para se regularizar para a aplicação de herbicidas hormonais, o curso enfatiza a tecnologia de aplicação para qualquer produto agrotóxico. Calibrando o pulverizador para cada aplicação, a pulverização será mais assertiva, evitando perdas de produto e melhorando sua eficácia”, disseram.
O Escritório da Emater/ASCAR-RS, segundo Melissa, realizará mais um curso no mês de agosto com a mesma temática. O objetivo é capacitar o maior número de produtores para que estejam habilitados quando a lei da compra de herbicidas hormonais entrar em vigor no mês de janeiro de 2026.