89 dias de angústia em Vista Alegre do Prata. Do sofrimento de crianças que frequentam os educandários. Da preocupação das pessoas que necessitavam de atendimentos em saúde em unidades hospitalares de referência na região. De maiores despesas no escoamento da produção primária e no transporte de mercadorias e insumos agrícolas, entre outros. Porém, foram 89 dias de muita esperança e da concretização de um sonho construído por muitas mãos. A ponte provisória sobre o “Rio Não Sabia”, paralela à rodovia ERS-441 e que une três cidades e uma região, foi oficialmente inaugurada no domingo, dia 28 de julho. Autoridades, forças da segurança pública (Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual) e a comunidade de diversos municípios estiveram prestigiando o evento.
A ponte, construída pela empresa Medabil com quase 23 toneladas de aço - distribuídas em 30 metros de extensão por cinco de largura, contou com investimento no valor de R$ 300,7 mil da Administração Municipal de Vista Alegre do Prata. A cargo da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), com inúmeras ações junto à população na campanha “Todos pela Ponte”, ficaram às despesas para a construção das cabeceiras e a montagem da estrutura. Produtores rurais foram fundamentais na cedência de áreas de terras para a abertura da estrada provisória para a instalação da estrutura e a passagem dos veículos. Servidores públicos, voluntários, engenheiros e trabalhadores, com muito esforço e determinação, foram peças-chave para o sucesso do empreendimento.
A CDL, através do empenho dos seus dirigentes, puxou a frente para a realização da campanha “Todos pela Ponte”. Parte do montante arrecadado foi investido no empreendimento, contribuindo para o elo entre as comunidades rurais e dos municípios de Nova Prata e Fagundes Varela. O presidente da CDL, Ivair Cortelini, e a vice-presidente, Caroline De Carli, reafirmaram a importância da obra para a região e agradeceram a todos que ajudaram a construir uma nova história.
“O dia é histórico. Dia para celebrar. Celebrar a vida, esse movimento de união. Este momento de trabalho, parceria, esforços e empatia. Agradecemos cada movimento para o sucesso dessa empreitada. Ponte que se mostrou não apenas uma travessia importante, mas um elo de uma comunidade, região e um estado, levando pessoas, produtos e serviços. Trabalho construído por várias mãos”, disse Ivair.
“Gratidão. Gratidão. Muita gratidão a todos que acreditaram e gratidão a todos que não acreditaram. Vocês, não acreditando, nos deram força, cada dia mais. A cada desacreditada nos ganhávamos um impulso. Vocês não têm noção do que foram esses dias de trabalho e captação de recursos. Será que vamos alcançar ou não vamos? Enfim, deu certo. Vocês estão aqui”, afirmou Caroline.
Aos presentes, o prefeito Adair Zecca relembrou fatos importantes desde o dia 1º de maio de 2024 quando, em virtude da força da natureza, a ponte da ERS-441 sobre o “Rio Não Sabia” foi levada pelas águas. Soluções emergenciais com o apoio da CDL, empresários e a força do povo, foram determinantes para que o empreendimento saísse do papel. Destacou a união e a coragem de todos para reestabelecer a ligação que está a 200 metros da ponte destruída.
“A obra marca a união, não só de um município, mas de uma região. Temos que nos unir para fazer a diferença, dar qualidade de vida às pessoas e condições para os nossos empresários crescerem. É no espírito de voluntariado e de união que agradeço todos que fizeram de tudo um pouco, embaixo de condições insalubres, para podermos inaugurar a ponte, mesmo que provisória. Gratidão. Muito obrigado, obrigado, obrigado”, agradeceu o prefeito Adair.
Após os pronunciamentos, inclusive do empresário/colaborador Gerson Ponzonni e do engenheiro civil, Guido Denitoti que estiveram diuturnamente no canteiro de obras para colaborar com os trabalhos, o momento mais esperado de todos: a travessia da ponte sobre o “Rio Não Sabia”. De forma simbólica, ambulância, Brigada Militar (BM), transporte escolar e o grupo dos trilheiros, de Vista Alegre do Prata, e o Jeep Clube Maragatos, de Nova Prata, foram os primeiros a realizá-la. Na sequência, a comunidade presente pôde efetuá-la. A passagem para os veículos foi liberada após as 20 horas.
A nova ponte, que poderá ser reutilizada no futuro, quando a estrutura prometida pelo Governo Estadual for construída (obra de 155 metros de comprimento foi anunciada como prioridade), tem fluxo em pista simples e não há restrição de horário. A estimativa do prefeito Adair Zecca é que aproximadamente 1,5 mil veículos por dia efetuem a passagem pelo local.