O encerramento da Semana da Pátria, com o arriamento dos pavilhões do Brasil, Rio Grande do Sul, Guaporé e Mercosul e a extinção do fogo simbólico na praça Vespasiano Corrêa, contou no sábado, dia 7 de setembro, com a participação mais do que especial dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi. Eles roubaram a cena e encantaram as autoridades municipais, policiais do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), integrantes do Grupo Escoteiro Nacê, profissionais da educação, familiares e a comunidade que se fez presente em grande número no largo central.
Desfilaram charme, simpatia e proporcionaram momentos ímpares no retorno da Banda Marcial da Escola Alexandre Bacchi. Foram apresentadas músicas que arrancaram muitos aplausos: Cowboy e Asa Branca. Um verdadeiro espetáculo proporcionado por “pequenos” e “pequenas” que estão há cerca de três meses ensaiando. A nova fase tem a regência do maestro Jorge Astolfi que, juntamente com familiares e ex-alunos voluntários, está ensinando 43 alunos a tocarem os instrumentos. Oficinas que acontecem aos sábados à tarde.
“É uma honra participar desse momento histórico para a Escola Municipal Alexandre Bacchi. Munidos do sentimento de nostalgia e com a vontade e determinação, em 2023 a direção da escola, com o auxílio do maestro, conseguiu reunir os ex-integrantes para uma apresentação da 2ª Feira Cultural. A partir desse ponto, a equipe de gestão tomou como meta retomar a banda e começou a buscar apoio na comunidade guaporense, com o poder público, com as entidades parceiras e empresas privadas. Hoje vocês poderão vislumbrar como nossos alunos já evoluíram na arte da música”, disse a diretora Janaína Ziegler, agradecendo ao Poder Público, empresários e entidades pela aquisição de instrumentos e contratação do mestre Astolfi.
Arriamento
O arriamento dos pavilhões contou com a participação do prefeito Valdir Carlos Fabris (Nacional), chefe da tropa escoteira Guilherme Tauffer (Rio Grande do Sul), diretora da escola Alexandre Bacchi Janaina Ziegler (Guaporé) e do soldado Almeida (Mercosul).
A celebração da Independência em 2024 teve como temas: Nacional: o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil; Estadual: 1ª Força de Paz Internacional, Batalhão Suez 3º/2º RI - 1956 - 40 anos do Batalhão Suez e a sua participação na primeira e mais longa missão de paz da ONU; Municipal: 121 anos de Emancipação Político-Administrativa de Guaporé.
Após o arriamento, o prefeito Fabris, extinguiu a chama do fogo da pátria que havia sido trazida ao município pela Liga de Defesa Nacional, representada pelo Coronel Ataíde Moraes Rodrigues.