Não é só de prevenção e combate à criminalidade, em atuação nas vias urbanas pelo 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), de Guaporé, que vive o policial Francisco Fontoura, de 40 anos. Nas horas de folga e descanso, ele dedica-se a “arte suave”. No jiu-jitsu, através dos ensinamentos dos professores da Academia Garra Team, desenvolve o melhor no tatame. Tal empenho e dedicação levaram o policial a conquistar mais um título. Chicão, como é conhecido, venceu o 4º Desafio de Jiu-Jitsu do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon). A competição, realizada em Passo Fundo, é alusiva ao aniversário de 94 anos da corporação.
Em sua categoria “Acima dos 95Kg – Faixa Marrom”, o policial lutador não deu chances ao adversário e, em um combate muito duro, conquistou a vitória. Diferente dos eventos tradicionais, onde os lutadores lutam com Kimono e Sem Kimono, no desafio do 3º RPMon os participantes competem, além da graduação e do peso, com parte da farda e de coturno. É o “Combate Tático”, destacou Chicão.
“É um evento que gosto de participar. Não é pelo vencer ou não, mas pela parceria e companheirismo que criamos dentro da corporação. Claro que quem vai para o combate quer sair vitorioso. Dentro da minha estratégia, consegui derrotar meu parceiro. Foi uma luta muito dura, vencida nos 30 segundos finais. Agradeço o apoio que recebi da equipe da Garra Team, dos meus colegas de serviço em Guaporé e dos familiares. Obrigado ao comando pelo convite e por proporcionar momentos de confraternização entre todos”, disse o policial lotado em Guaporé.
Chicão segue os treinamentos na Garra Team Guaporé e em breve participará, representando a academia e a instituição, em mais competições no Rio Grande do Sul.