Quatro anos de muitas conquistas, especialmente o acesso para o Gauchão de Futsal Série A e a valorização da marca no cenário, marcaram a passagem do técnico Edilson Lourenço Leite pela Agremiação Guaporense de Esporte (AGE). O ciclo encerrou e uma nova proposta surge para que os torcedores possam comemorar as vitórias dentro e fora de quadra em 2025. Adão Ricardo Vilanova, 37 anos, será o “cara” responsável pela equipe dentro das quatro linhas. Apesar da idade, é experiente no salonismo. Há 11 anos, está no mercado e conhece os caminhos do lugar mais alto do pódio.
Com passagens pelo União (Nova Petrópolis), Nadas Branco (Rio Pardo), Lagoa Esporte Clube (Lagoa Vermelha), AEU/Uruguaianense (Uruguaiana), ABEL (Boa Vista do Buricá), Cerro Largo Futsal (Cerro Largo), APF (Parobé), Horizontina Futsal (Horizontina), Guarani Futsal (Frederico Westphalen), River (Caxias do Sul) e ANBF (Novo Barreiro), Adão foi campeão da Série Bronze (2014) e da Série B (2019). Há outros títulos de expressão no currículo e, o novo comandante da AGE, quer continuar escrevendo a sua história e dos clubes.
Casado com Raquel Cardoso e pai da pequena Ana Carolina, Adão, natural de Porto Alegre, afirmou que não pensou duas vezes quando recebeu o convite da direção para treinar o time guaporense.
“Fiquei muito feliz com o convite da AGE. Tanto eu, quanto a minha família, sabíamos que aqui é o lugar para estar e, se Deus quiser, em uma passagem longa. A história da AGE é rica e eu valorizo isso. É uma instituição que se confunde com a história do futsal. Nos últimos anos, cresceu absurdamente dentro e fora de quadra. Não só o Adão, mas muitos profissionais querem estar na AGE. É um clube em que muitos desejam trabalhar”, disse Adão.
O novo técnico chega com o intuito de fazer crescer a quantidade de troféus na galeria da AGE. Focado, determinado e estudioso, Adão disse estar vivendo intensamente o dia a dia do clube, apesar do momento ser de calmaria e de trabalho nos bastidores para a montagem do elenco.
“Amo o que faço. Procuro estar sempre em evolução, não só dentro de quadra, mas fora. Há cerca de um mês, estou trabalhando diariamente em cima do que vamos e precisamos fazer para a AGE continuar crescendo no cenário do futsal. Nós vivemos da vitória e essa é a parte mais difícil. Tudo flui melhor quando se vence. No esporte, é fundamental querer ganhar”, destacou Adão.
“Quero construir a minha identidade de trabalho. Queremos montar uma equipe forte e um elenco que o objetivo seja ganhar. A AGE necessita, em todas as competições que disputar, brigar por título. O grupo tem que ser profissional, focado e assumir as responsabilidades. A AGE é um projeto muito grande que envolve, não só o adulto, mas as categorias de base e o projeto social. Precisamos mostrar que temos uma equipe que trabalha muito e quer ser vencedora”, concluiu.
Ao seu lado na Comissão Técnica, Adão contará com jovens profissionais. Renovaram contrato o preparador físico Mateus Lorenzi Matana e o fisioterapeuta Eduardo Zanatta. A novidade é o preparador de goleiros. Rafael Santos, de Alvorada, junta-se a equipe. Os trabalhos da pré-temporada deverão iniciar na segunda quinzena de fevereiro.
Comissão Técnica AGE 2025
Técnico: Adão Ricardo Vilanova
Preparador Físico: Mateus Lorenzi Matana
Preparador Goleiros: Rafael Santos
Fisioterapeuta: Eduardo Zanatta