Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Agricultura

Temporal causa destruição em propriedade rural de Guaporé

Ventania, seguida de chuva e granizo, arrancou parte do telhado de uma residência, galpão e um salão na comunidade São Marcos/Usina ? Distrito de Colombo


As nuvens pretas que em poucos minutos se formaram na tarde da quinta-feira, dia 2 de janeiro, acompanhadas do vento que ganhava rapidamente intensidade com o passar do tempo, indicavam que um temporal se aproximava de Guaporé e municípios da região. Não demorou e, por volta das 16h45min, a chuva chegou e, com ela, grandes pedras de gelo (granizo) caíram em uma faixa específica na zona rural. Atingiram parte da comunidade São Marcos/Usina, no Distrito de Colombo.

Não chegou a causar destruição nas lavouras de soja, milho, parreirais de uva, plantações de eucalipto e demais culturas. Porém, na propriedade rural da família de Adilar Franceschini, prejuízos estão sendo contabilizados pelo destelhamento de três imóveis. Um deles é a residência da família onde moram seis pessoas. Por sorte, nenhuma delas ficou ferida.

“Havia duas, três nuvens no céu, mas nada de mais. Quando olhamos novamente, ficou escuro e feio o tempo. Depois foram alguns minutos de chuva, granizo e um forte vento que causou estes estragos”, disse Adilar.

A residência e um galpão, onde ficam abrigadas as vacas, foram os pontos com maiores registros de estragos. Na casa, metade do telhado foi arrancado e arremessado a cerca de 30 metros de distância. Atravessou a estrada vicinal e parou próximo a uma plantação de soja. O mesmo aconteceu com a estrutura de madeira e as telhas de zinco do galpão. Foram parar metros e metros de onde estavam instaladas. De um salão, telhas de fibrocimento (conhecidas como Brasilit) acabaram sendo levadas pelo vento e espalharam-se em pequenos pedaços pelo chão.

“Agora é arrumar, limpar e continuar. Importante é que ninguém se machucou”, destacou Adilar.

Um mutirão, composto por familiares e agricultores das redondezas, está colocando tudo novamente em dia. Reconstruíram o telhado da residência. Na parte interna, móveis, colchões, eletrônicos, roupas de cama e outros objetos foram atingidos pela chuva.


Data: 03/01/2025 17:56:16
Autor: Eduardo Cover Godinho