O artigo 144 da Constituição Federal (CF) destaca que a segurança pública é um dever do Estado e um direito e responsabilidade de todos para que seja exercida a ordem pública. Porém, nem sempre os Governos Federal, Estaduais e Municipais conseguem oferecer o melhor para os policiais e bombeiros desempenharem suas missões. É nesse momento que entra a união de esforços da sociedade civil. Em Guaporé, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) é a prova que, quando há organização, pessoas capacitadas envolvidas e vontade de mudar, tudo acontece para que as forças da segurança estejam equipadas para a prevenção e combate à criminalidade, o bem prevaleça e a qualidade de vida seja cada vez melhor.
O presidente, empresário Rudinei Toldo Pulga, o Rudi, esteve à frente da entidade ao longo dos últimos dois anos e, ao lado dos demais membros da diretoria, fez um trabalho impecável no auxílio à Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Polícia Civil (PC) e, principalmente, à comunidade. Pelo empenho e dedicação, foi reeleito para dar sequência no biênio 2025/2026. O ato de confirmação, através de Assembleia Geral, aconteceu na sede da CIC Guaporé.
O planejamento para a gestão, conforme Rudi, está alicerçado. A prioridade é continuar auxiliando os órgãos de segurança pública na manutenção e melhoria das estruturas e viaturas, bem como buscar junto aos Governos Estadual e Municipal políticas públicas para ofertar o melhor aos servidores.
“Nós temos que valorizar os policiais e os bombeiros. Eles necessitam estar bem equipados e em ambientes que lhes proporcionem conforto para o melhor desempenho das suas funções. Precisam contar com viaturas, materiais, armas, enfim, condizentes com o serviço que vão prestar à sociedade. É isso que, ao longo da nossa gestão, procuramos fazer. Com os recursos dos nossos associados e apoio do Poder Público, conseguimos dar melhores condições de trabalho a eles”, afirmou Rudi, salientando que investimentos também serão empregados na melhoria do sistema de videomonitoramento – o “Monitora Guaporé”.
Outros projetos, como o auxílio permanência (auxílio moradia) para policiais e bombeiros, em parceria com o Poder Público, deverão sair do papel.
“Será um ‘divisor de águas’ na segurança pública de Guaporé”, destacou o presidente.
Em conversações com o Governo Rossetto e Pipo, especialmente com o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Vilmar Vicinieski, a expectativa é que o valor de repasse de recursos anual seja aumentado. O Consepro recebeu dos cofres públicos em 2024 o valor de R$ 70 mil.
Diretoria Consepro
Biênio 2025/2026
Presidente – Rudinei Toldo Pulga
Vice-presidente – Marcelo Giroto
1º Secretário – Paulo Giovani Defendi
2º Secretário – Eduardo Cover Vieira Godinho
1ª Tesoureira – Nayane Manfredini
2ª Tesoureira – Jacira Maria Granella Mariuzza
Conselho de Ética
Conselho Fiscal
Conselho Fiscal Suplente
Conselho de Ética Suplente