Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Segurança

"O Proerd só existe com base na Família, Escola e Brigada Militar", afirma policial

Coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, soldado Jornada Sanches, ocupou a Tribuna do Povo para explicar o desenvolvimento das ações em sala de aula


Desenvolvido há mais de uma década pela Brigada Militar (BM) em Guaporé, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) capacitou milhares de crianças e adolescentes de informações e habilidades necessárias para a valorização da vida. O processo de aprendizagem, que envolve profissionais da educação e a família dos estudantes, é realizado dentro das salas de aula por um policial militar capacitado que compartilha ética, responsabilidade, respeito à dignidade, comprometimento e profissionalismo.

Convidada a ocupar a Tribuna do Povo, na Câmara de Vereadores, a soldado Jornada Sanches, coordenadora do Proerd no município, apresentou na segunda-feira, dia 26 de junho, durante os trabalhos da 20ª sessão ordinária, aos vereadores e à comunidade que se fazia presente no plenário Roberto Baldasso, a forma como o programa está sendo aplicado aos alunos das escolas das Redes Pública (Municipal e Estadual) e Particular. Desde o primeiro semestre de 2021, que passou a aplicar as lições, a policial equipou 644 estudantes com as melhores técnicas para resistir às drogas e dizer não à violência, controlar seus impulsos, pensar nos riscos e habilidades necessárias para que escolhas seguras e responsáveis sejam feitas.

“São 644 crianças e adolescentes que poderão dar um toque a mais de esperança pelos dias que virão para a nossa cidade de Guaporé. E por acreditar na filosofia e nas evidências científicas que permeiam o programa, é que eu não hesito em dizer que o Proerd faz a diferença em todos os locais onde está inserido. O Proerd precisa ser valorizado e tratado com todo respeito, consideração e reverência”, afirmou a policial Sanches que ressaltou:

“Trabalhamos com um ciclo completo de prevenção. O objetivo é conduzir essas crianças, adolescentes e jovens a um caminho longe das drogas, recheado de boas escolhas e atitude saudáveis que preservem a integridade de todos”.

Em 2023, as atividades do Proerd estão sendo desenvolvidas para estudantes da Escolas Estaduais Técnica Agrícola Guaporé (1º ano Ensino Médio), Félix Engel Filho (5º e 7º anos) e Frei Caneca (5º ano e 1º ano Ensino Médio), e Municipais Dr. Jairo Brum (5º ano) e Pinguinho de Gente (Pré-Escola). São 126 alunos do ensino médio e 145 das demais modalidades.

“Os números demonstram o comprometimento da Brigada Militar em atender a maior quantia de alunos, sempre prezando pela fidelidade ao programa e aplicação conforme os padrões definidos internacionalmente para as aulas do Proerd. Nossas tradicionais formaturas, com a presença do Leão D.A.R.E., reúnem as famílias, escolas e a polícia que é o triângulo que dá a base para o Proerd. O programa só existe com base nesses três itens”, afirmou.

A formatura será realizada no dia 14 de julho nas dependências do CTG Última Tropeada.


Data: 29/06/2023 09:54:55
Autor: Eduardo Cover Godinho