Apresentando os dedos sobre uma mesa e gritando os números até acertar a soma. Quando for correta, o jogador grita “mio”, “sa la mora” ou “all mora”. Se não gritar, o ponto não é marcado e o duelo prossegue. Desta forma, o jogo da mora, desconhecido da grande maioria das pessoas fora de região e de descendência italiana, tem disputas acirradas e animadas. A dificuldade em entender é fruto da agilidade manual, reflexos apurados, movimento veloz dos dedos, vivacidade mental e atenção dos participantes no desenvolvimento do jogo, gerando entusiasmo.
Foi assim, com muita euforia que cerca de 60 pessoas participaram no domingo, dia 8 de outubro, do I Campeonato Regional de Mora. A atividade, realizada na Comunidade Sagrado Coração de Maria, em Vista Alegre do Prata, foi idealizada pela Administração Municipal, através das Secretarias de Turismo, Cultura e Desporto e Saúde, juntamente com membros da Comissão Organizadora do Jogos Culturais Deonísio Kazmierski, Nelson Parizotto e Desidério Renostro.
Com objetivo de manter e salvaguardar a cultura e a integração regional, a competição reuniu praticantes da mora do município e das cidades de Cotiporã e Serafina Corrêa. Na avaliação dos organizadores, a jogatina relembrou o passado e serviu para fortalecer os laços de amizade e confraternização entre os jogadores e seus familiares. Ao término, destaque para Vista Alegre do Prata que conquistou o lugar mais alto do pódio, seguido por Cotiporã e Serafina Corrêa.
“O Poder Público Municipal parabeniza a todos os atletas envolvidos no desenvolvimento da atividade”, agradece a organização.
O I Campeonato Regional de Mora contou com o apoio do Sicredi Região dos Vales, agência de Vista Alegre do Prata.