No último sábado, 28 de outubro, no município de Vista Alegre do Prata (RS), foi realizada La Prima Sfida del Talian (O Primeiro Desafio do Talian). As atividades fizeram parte do projeto Cucagna Scola de Talian - Fase II. Os jogos e apresentações reuniram cerca de 300 pessoas entre estudantes e monitores do curso de língua Talian do projeto Cucagna Scola de Talian, além de integrantes da comunidade regional interessados no idioma.
Na Prima Sfida del Talian (Primeiro Desafio do Talian) participaram representantes de 14 municípios gaúchos que mantêm núcleos da Cucagna Scola de Talian: Barão, Casca, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Guaporé, Montauri, Nova Bassano, Nova Prata, Pinto Bandeira, Sananduva, Serafina Corrêa, União da Serra e Vista Alegre do Prata, e de outros 11 municípios com adesão espontânea.
Os representantes dos núcleos desses municípios competiram em jogos como a Mora (Mora), Quatrilho (Quatrìlio), Bisca (Brìscola), Tiro ao alvo com pedradas (Tiro a segno a sassade) e Tiro ao alvo a bodoque (Tiro a segno a fiondade), dentre outros. As atividades ocorreram no Parque do CTG Rancho Alegre.
“O Primeiro Desafio do Talian reuniu pessoas de diferentes idades e comunidades. Oportunizou aos participantes da Cucagna Scola de Talian mostrarem o resultado do aprendizado nos encontros e nas aulas que tiveram neste ano. A diversão e a alegria são elementos muito eficientes e poderosos para a transmissão de saberes e, assim, os resultados são maiores e mais duradouros”, diz o presidente da Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) e professor de Talian, Juvenal Dal Castel.
Para ele, que acompanhou o evento no sábado, “a grande participação dos vários núcleos que vieram de cidades distantes, demonstrou o quanto o Talian é a língua do afeto e da identidade da nossa gente. Aos poucos vamos percebendo o quanto grande é o espaço a ser conquistado na mente e no coração da nossa gente. Já não é mais aquela brasa que arde sob as cinzas, o Talian virou uma chama que se renova a cada evento que é realizado”, enfatiza o presidente da ASSODITA.
No sábado à noite, durante o Filò Talian, o público pôde assistir a apresentações culturais em Talian. Também ocorreu o lançamento do livro “La scàtola secreta dela Nona Lùssia” (A caixa secreta da nona Lúcia), da escritora vista-alegrense Valdete Gusberti Cortelini.