Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Esporte

Ryan Branchi é campeão do World Jiu-Jitsu Championship Brazil

Lutador da Garra Team Guaporé não deu chances aos adversários e brilhou na “Cidade Maravilhosa”


O atleta Ryan Branchi, da Garra Team Guaporé, sagrou-se campeão mundial da “arte suave”. O guaporense, que está servindo ao Exército Brasileiro (Batalhão de Engenharia) em São Gabriel, competiu nos dias 11 e 12 de novembro, no World Jiu-Jitsu Championship Brazil, organizado pela Sport Jiu Jitsu South American Federation (SJJSAF). O evento reuniu os melhores competidores de jiu-jitsu do mundo aconteceu na Arena Wenceslau Malta - Arena Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro. Foi na “Cidade Maravilhosa” que Ryan provou ser um dos mais promissores atletas do jiu-jitsu do Rio Grande do Sul.

Mesmo com dificuldades para realizar os treinamentos físicos e com os professores no tatame, o guaporense, de 19 anos, soube ser “letal” quando encarou os adversários. A preparação, quando havia folgas do quartel, foi intensa e decisiva para que na “Meca do Jiu-Jitsu”, como está sendo chamada a cidade do Rio de Janeiro, Ryan ganhasse o mundo com sua força, técnica e precisão na aplicação dos golpes. Encarou, além dos oponentes na categoria Faixa Branca GI (Com Kimono) – Peso Médio, 26 horas de ônibus de Bento Gonçalves, fretado pela Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu (FJJ/RS), até a Arena Olímpica.

“Uma epopeia! O mais difícil, posso afirmar, foi o longo trajeto até chegar no Rio de Janeiro. Ryan estava muito bem preparado e soube jogar como nunca. Além da evolução que apresenta no dia-a-dia no jiu-jitsu, é um lutador muito técnico, que estuda os adversários e mantém a calma nas situações difíceis. Como professor, fico muito feliz com a conquista do Ryan no mundial. É aluno desde os sete anos e provou que está preparado para encarar qualquer adversário. Parabéns. Que possa servir de inspiração para muitos que, por diversos motivos, não acreditam nos próprios potenciais”, disse Marcelo Rossetto.

Na categoria GI, Ryan participou de três lutas. Todos os adversários foram “batidos” em menos de um minuto.

“Fui rápido e decisivo em cima do tatame. Meu único objetivo era ganhar o campeonato mundial. Finalizei todos os adversários. Na primeira luta apliquei um triângulo e nas outras duas as vitórias vieram com a chave de braço”, disse Ryan.

Na categoria NoGI Peso Meio-Pesado, o guaporense não teve adversário e venceu por W.O. O lutador da Garra Team Guaporé falou da emoção.

“É um sonho de infância. Sempre almejei ser campeão mundial de jiu-jitsu. A emoção é muito grande. Continuarei na caminhada e pretendo participar de outras competições. Minha trajetória só está começando. Agradeço todos aqueles que estiveram ao meu lado, especialmente meus familiares, amigos e a turma da Garra Team”.

Com a conquista, Ryan carimbou o passaporte para a disputa do Mundial no Japão em 2024. O guaporense não confirma participação, muito pela questão do investimento para competir, mas não deixará de acreditar que poderá estar no outro lado do mundo, lutando contra os melhores da arte suave, no ano que vem.


Data: 24/11/2023 09:56:54
Autor: Eduardo Cover Godinho