Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Geral

Cinco apenados realizam prova do Enem no Presídio Estadual de Guaporé

Pessoas privadas de liberdade buscam inclusão de uma política pública educacional


Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) – Governo Federal, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou ao sistema prisional do Rio Grande do Sul. 2,7 mil Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa, recolhidos nos estabelecimentos penais das dez Regiões Penitenciárias, conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), realizam a prova. A aplicação acontece nos dias 12 e 13 de dezembro.

No Presídio Estadual de Guaporé, pertencente à 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR) – sede de Caxias do Sul, sob responsabilidade do diretor Alex Ziglioli Pacheco, cinco apenados se inscreveram para o Enem PPL. A prova, com os mesmos graus de dificuldade dos demais candidatos, abrangem as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Eles buscam um futuro profissional, pessoal e a ressocialização, através da inclusão de uma política pública educacional. Pavimentam o sonho de uma vida melhor, destacou a assistente social da Susepe, Thieny Oliveira De Moura Agosti.

“É a primeira vez que a prova do Enem, que serve para alcançar o ensino superior, é aplicada no Presídio Estadual de Guaporé. Atualmente não há nenhuma pessoa privada de liberdade, aqui em nosso município, que cursa uma universidade. O objetivo é mudar essa realidade, pois, a educação é o único processo capaz de transformar a vida de alguém”, disse Thieny, salientando que a direção do estabelecimento penal, através do diretor Alex, investe cada vez mais em educação prisional.

A aplicação da prova, que foi entregue pelos servidores da agência dos Correios, sob escolta dos policiais do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), acontece em duas salas da unidade prisional e envolve cinco agentes da Susepe: Cláudio Grando (coordenador), Thieny (responsável pedagógica) e Uilton de Cezaro e Laudinei Gomes (aplicadores/chefes de salas).


Data: 15/12/2023 14:44:13
Autor: Eduardo Cover Godinho