O Hospital Manoel Francisco Guerreiro, de Guaporé, é referência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) para a realização de atendimentos na especialidade de otorrinolaringologia. São moradores de 48 municípios beneficiados com 210 consultas mensais com médicos especialistas em doenças de ouvido, nariz, garganta e região da cabeça. A casa de saúde, que está em constante revitalização da estrutura física e melhoramento no quadro de profissionais para um atendimento de qualidade à população, foi habilitada pelo Governo Estadual – Programa de Incentivos Hospitalares (Assistir).
Em dois dias de atendimento, que iniciaram na quinta-feira, dia 27 de junho, nas dependências do Ambulatório de Especialidades, 108 pacientes vão consultar com a equipe médica, coordenada pelo Dr. Péricles Bonafé. Conforme a diretora executiva do Hospital de Guaporé, Marlis Bergmann, o momento é histórico para a área de saúde do município e os benefícios são para todos.
“Quando cheguei, tudo estava muito bem encaminhado e os trâmites burocráticos concluídos, faltando apenas a liberação do Governo Estadual. É um dos passos, dentro das nossas diretrizes, para que o Hospital de Guaporé torne-se mais regionalizado e possa abranger nossa missão com mais efetividade. Além disso, recebemos pacientes de outros municípios, movimentando a economia Guaporense”, disse Marlis, afirmando que há muitos ganhos para os guaporenses.
“Ao conquistar a habilitação regional em otorrino, conseguimos possibilitar o acesso da especialidade aos guaporenses, evitando deslocamentos para consultas, exames e cirurgias que serão todas realizadas pelo SUS no Hospital”, concluiu.
Muitos dos 66 pacientes que consultaram no primeiro dia de atendimento da nova especialidade do Hospital de Guaporé, estavam há tempos aguardando o momento.
“Que as pessoas sintam-se em casa. Serão bem acolhidas e possam ter experiências positivas com o atendimento de qualidade no nosso Ambulatório. Agradeço todos que contribuíram para esse momento de melhorar, através da especialidade de otorrino, a vida das pessoas. Especial à Secretaria Estadual de Saúde, Administração Municipal, Coordenadoria de Saúde e atores políticos”, destacou Marlis, informando que a diretoria do Hospital de Guaporé está buscando novas especialidades para trazer resolutividade em saúde, com objetivo de identificar as doenças precocemente.
Para agendamento de consultas de otorrinolaringologista, os moradores dos 48 municípios, que inclui Guaporé, devem dirigir-se às Secretarias Municipais de Saúde.
Programa Assistir
Lançado em 2021, o Programa de Incentivos Hospitalares (Assistir) destina-se ao fomento de ações e de serviços de saúde nos hospitais contratualizados para prestação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).