Com o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Guaporé, concluiu com sucesso as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Realizada de 21 a 28 de agosto, a programação, que incentiva a reflexão da APAE e seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, envolveu profissionais e alunos da Escola de Educação Especial Sementes do Amanhã, pacientes e usuários, além dos familiares, autoridades municipais e a comunidade. Os pontos altos foram o desfile de máscaras, contação de histórias, exposição de trabalhos, roda de conversa, dança e confraternização.
A semana é um momento ideal de apresentação da rica e notória história para o reconhecimento dos desafios das pessoas com deficiências que ainda persistem na sociedade. Há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, assistência social, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos. A luta não é só por igualdade, mas por equidade. O comprometimento é com a plena inclusão das pessoas para que tenham melhor qualidade de vida, bem-estar e mais oportunidades.
Durante a confraternização de encerramento, realizada no ginásio de esportes da entidade, o presidente da APAE Guaporé, Firmino Ziglioli, ressaltou a importância de cada um de nós na construção de um futuro cada vez melhor. Afirmou que as famílias têm papel fundamental no crescimento das pessoas com deficiência, mas é na escola que elas desenvolvem-se socialmente.
“A APAE é a segunda moradia. Como puderam observar, é só alegria. Aqui encontram profissionais e técnicos capacitados, recebendo tratamento diferenciado. E eles reconhecem, sabem diferenciar. É um coração diferente”, disse Firmino que está há cerca de 40 anos integrando a diretoria.
A APAE Guaporé completará, em julho de 2025, meio século de atividades sérias e comprometidas com a causa social. A entidade atua nas áreas de assistência social, educação e saúde. Conta com 61 pacientes, 52 alunos matriculados na Escola, 37 no Centro de Atendimento Educacional (CAEE) e 21 usuários no Grupo de Convivência ligados à Assistência Social. Em 2024, o projeto desenvolvido é denominado: “De Mãos dadas com a Sustentabilidade”. O objetivo foi conscientizar os educandos por meio de diálogos e ações concretas que a sustentabilidade ambiental e social é uma necessidade urgente. As turmas desenvolveram atividades e, ao longo da apresentação, vídeos dos momentos dentro das salas de aula foram mostrados aos presentes.
A diretora Susana Grassi agradeceu o trabalho das profissionais da APAE e a dedicação dos alunos para que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla fosse concluída com sucesso.
“Foram atividades preparadas com muito carinho para as famílias. Tudo se conquista de forma mais fácil se os familiares forem parceiros e eles estão sempre ao nosso lado. Agradecemos a presença de todos e continuamos com muita dedicação para com os nossos alunos”, destacou.
A festividade, após o desfile de máscaras confeccionadas com materiais reciclados, finalizou-se com muita música a cargo da DJs Láisa e um coffee break.