Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Eleições

Eleições 2024 - Sem surpresas: Guaporé já contou com cinco candidatos concorrendo à majoritária

Em 1982, disputa foi entre os candidatos Nelson Luiz Barro, Antônio Luis Gehlen, Honorato Toniolo, Loris Bregolin e Zemiro Antônio Sebben


Em menos de 30 dias, os mais de 18,8 mil eleitores de Guaporé irão se dirigir aos 17 locais de votação e depositar nas urnas eletrônicas a confiança nos candidatos postulantes às vagas nos Poderes Executivo e Legislativo para a Gestão 2025/2028. O número de concorrentes, registrados pela Justiça Eleitoral, é recorde na “Capital da Hospitalidade”. São 101 pessoas que colocaram o nome à disposição das agremiações políticas. O maior quantitativo (93) é de candidatos à Câmara Municipal de Vereadores.

Porém, a maior surpresa da comunidade foi com a quantidade de candidatos à majoritária. São quatro frentes: Adalberto Bastian (MDB) e Valcir Fanton (PL) da Coligação Compromisso com o Futuro (MDB/PL), Paulo Mazutti (PP) e Antoninho Spiller (PP), Ronaldo Invernizzi (PDT) e Ademir Damo (PDT) da Coligação Pra Seguir em Frente (PDT/União Brasil), e Odair Rossetto (Podemos) e Leomar Baldissera (Podemos).

Há oito eleições, o município não registrava quatro candidatos concorrendo ao Poder Executivo. Em 1988, mais de 10,2 mil eleitores foram as urnas e quatro postulantes estavam na disputa. O mais votado foi o Alexandre Postal (PMDB) com 4.243 votos. Com 26 anos, ele foi o mais jovem prefeito da história de Guaporé.

Quatro anos antes, não foram quatro candidatos, mas cinco que buscavam comandar a cidade. Concorreram nas eleições de 11 de novembro de 1982: Nelson Luiz Barro (PDS), Antônio Luis Gehlen (PMDB), Honorato Toniolo (PDT-2), Loris Bregolin (PDT-3) e Zemiro Antônio Sebben (PDT-1). Deslocaram-se para votar nas 66 seções mais de 13,1 mil eleitores. Do total, 4.981 votaram em Nelson Luiz Barro, que tinha como vice Bianor Luiz Gehlen.

A eleição com menor número de candidatos foi a de 1972. 10.368 votantes foram as urnas e elegeram Nelson Luiz Barro (Arena) como prefeito. Ele era o único na disputa. Nas demais corridas eleitorais, Guaporé registrou dois e três frentes concorrendo à majoritária.


Data: 12/09/2024 07:40:50
Autor: Eduardo Cover Godinho