Diplomação: é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que a candidata ou candidato foi efetivamente eleita ou eleito pelo povo e, por isso, está apta ou apto para tomar posse do cargo em 1º de janeiro. De grande significado para a democracia brasileira, a cerimônia de diplomação dos cinco prefeitos e uma prefeita, cinco vice-prefeitos e uma vice-prefeita e 56 vereadoras e vereadores eleitos dos municípios de Guaporé, Serafina Corrêa, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Montauri e União da Serra, organizada pela 22ª Zona Eleitoral, aconteceu na quarta-feira, dia 27 de novembro, no auditório do Campus da UCS Guaporé. Com a presença da juíza eleitoral, Dra. Flávia Monteiro, promotor eleitoral, Dr. Cláudio da Silva Leiria, chefe do Cartório Eleitoral, Gustavo Lacerda, diretor do Campus, Francisco Salvagni, autoridades municipais, dos órgãos de segurança pública, entidades, familiares e imprensa, o ato marcou-se pela celeridade e felicidade dos presentes.
A Dra. Flávia, em sua primeira fala na diplomação, salientou que o momento era de celebração democrática, de reconhecimento do esforço e da confiança depositada pelos eleitores.
“Cada voto depositado na urna representa uma esperança, um desejo por mudança, continuidade, progresso e, acima de tudo, compromisso com o bem comum. Vocês, eleitas e eleitos, são agora os guardiões dessa confiança. Neste instante, celebramos não apenas as vitórias individuais, mas, principalmente, a vitória da cidadania, da liberdade de escolha e do exercício consciente dos direitos políticos”, destacou a juíza eleitoral, afirmando que o Judiciário seguirá firme no propósito de garantir a legitimidade do processo democrático e o cumprimento da Constituição e das Leis.
“Estamos aqui como parceiros na busca por uma sociedade mais justa e igualitária”.
Antes da entrega dos 68 diplomas, o promotor eleitoral, Dr. Cláudio da Silva Leiria, parabenizou as eleitas e eleitos. Disse que cada um sabe o quanto abdicou do tempo com a família e amigos, dos projetos que foram adiados, investiu recursos financeiros e ‘custou’ emocionalmente para chegar nesse importante momento.
“É uma nova fase que se inicia. Administrar e Legislar não é fácil. A Administração Pública está cada vez mais complexa. Todos têm que se atentar às leis, aos Tribunais de Contas e aos órgãos de fiscalização. É importante o administrador estar bem assessorado. Desejo muito sucesso para todos nessa empreitada”, concluiu o promotor.
Os diplomas foram entregues para todos que, a partir de 1º de janeiro de 2025, terão a missão de comandar os Poderes Executivo e Legislativo. No encerramento, a Dra. Flávia agradeceu aos servidores do Cartório Eleitoral, da segurança pública e parabenizou os diplomados, reafirmando que a solenidade é uma celebração da democracia e uma consagração da vontade popular. Destacando que é uma convocação à responsabilidade.
“Cada um, a partir de agora, carrega o dever de honrar a confiança que lhes foi depositada e de atuar com ética, transparência e compromisso com o bem-estar coletivo. Desejo às diplomadas e diplomados sabedoria, coragem e sensibilidade para enfrentar os desafios que virão. Que os compromissos assumidos hoje inspirem cada decisão que será tomada nos próximos anos e que o interesse coletivo seja sempre a prioridade”, concluiu.