Inteligência e celeridade nas atividades de investigação foram fundamentais para que agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP), de Serafina Corrêa, com a colaboração de policiais da Brigada Militar (BM), elucidassem, em menos de quatro horas, mais um crime letal intencional contra a vida (homicídio) no município. Dois criminosos, ambos de Porto Alegre, foram presos na noite do sábado, dia 30 de novembro, após efetuarem disparos de arma de fogo que vitimaram Edair José Lopes Santiago, de 36 anos, e deixaram ferido um outro homem, de 41 anos, em um imóvel no bairro Santin, conhecido como Alto do Paraíso. O crime aconteceu às 19h e as prisões foram concretizadas por volta das 23h em um estabelecimento na área central.
Conforme testemunhas, os criminosos chegaram na residência alvo em um automóvel Corsa, de cor verde. Estacionaram, desceram e deslocaram-se em direção ao segundo andar. Em seguida, disparos de arma de fogo em direção às vítimas foram efetuados. Um deles, de 41 anos, mesmo atingido, empreendeu fuga e, posteriormente, foi encaminhado pela equipe de voluntários do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB), composta por Benovit, Rodrigues e Bastos, ao Hospital Nossa Senhora do Rosário. Edair, alvejado por diversos disparos, não resistiu e morreu. Cápsulas de pistola 9 mm ficaram pelo local. Um cachorro também foi alvejado e socorrido para a APASC. Na sequência, os executores saíram caminhando, embarcaram no automóvel e fugiram.
Policiais militares foram acionados e compareceram na cena do crime. Comunicados, agentes da DP, coordenados pelo delegado Juliano Goelzer, passaram a buscar detalhes e o paradeiro dos criminosos. Foram horas de minuciosas atividades. Pontos importantes foram ligados e uma "luz no final do túnel" apareceu. Tudo estava nas mãos dos policiais civis que, com apoio da BM, foram ao estabelecimento onde encontravam-se os criminosos. Arrombaram a porta, logrando êxito na localização e prisão de dois homens, de 24 e 25 anos. Eles não resistiram à ação dos policiais.
A dupla, que deslocou-se da "Capital dos Gaúchos" somente para o cometimento da ação delituosa, foi conduzida à DP para o registro do flagrante por homicídio e tentativa de homicídio. Após os trâmites legais, foram encaminhados para o Presídio Estadual de Guaporé, onde permanecem à disposição da Justiça.
“Continuamos com as atividades de investigação para a elucidação de todos os fatos e a identificação de outros que participaram do crime. Pedimos a colaboração da comunidade com informações anônimas através do WhatsApp (54) 9.8432-6468. Garantimos sigilo absoluto”, disse o delegado Juliano.