Agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP), de Guaporé, prenderam na manhã da quinta-feira, dia 30 de março, um homem, de 34 anos, suspeito de matar um casal e ferir uma criança com a utilização de uma arma de fogo e estuprar uma menor na cidade de Piratini, zona sul do Estado. A ação dos policiais, que contaram com apoio de uma equipe da DP de Serafina Corrêa, ocorreu em um imóvel na Linha Quinta – Pinheiro Machado, às margens da VRS-831 – no interior do município. A coordenação do cumprimento do mandado de prisão preventiva foi do delegado Tiago Lopes de Albuquerque.
“Há robustos elementos, conforme o relato do delegado responsável pelo caso, que esse indivíduo foi autor de dois homicídios, a tentativa de outro e o estupro de uma menor. Todos integravam uma família que residia às margens da BR 293, no Assentamento Fortaleza em Piratini. Ele teve a prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário no 21 de março em razão dessa investigação e desde a época os policiais estão à procura deste foragido”, disse.
A prisão, conforme o delegado Albuquerque, aconteceu após a troca de informações entre as DPs de Piratini e Guaporé. Ao longo dos trabalhos de investigação, os policiais descobriram que o homem, natural de Miraguaí, estava escondido na residência de familiares da região da Serra Gaúcha. Diligências foram realizadas em pontos de Serafina Corrêa, sem sucesso na localização. Com detalhes mais precisos sobre o paradeiro, obtidos através da colaboração da comunidade, os agentes conseguiram encontrar a casa onde estava e uma ação, para evitar a fuga, foi planejada. A execução dos trabalhos ocorreu nas primeiras horas da manhã da quinta-feira. Ao perceber a movimentação dos policiais, o investigado tentou empreender fuga pelos fundos do imóvel em direção a uma área de vegetação fechada. Porém, não obteve sucesso.
“Através da troca de informações e apoio da população conseguimos, em diligência, confirmar que o suspeito estava na residência de um familiar na Linha Quinta. Realmente foi o local que o encontramos e efetuamos a prisão. Ele ainda tentou fugir para um matagal, mas nós havíamos efetuado um estudo prévio e conseguimos lograr êxito na sua captura antes que adentrasse na vegetação”, destacou Albuquerque.
Detido, o investigado recebeu voz de prisão e foi conduzido à DP para os procedimentos legais. Posteriormente foi encaminhado para o Presídio Estadual de Guaporé. Não descarta-se que, através das atividades dos agentes da Polícia Penal (Susepe), o apenado seja transferido para um estabelecimento prisional na região onde os crimes foram cometidos. A investigação está a cargo da DP de Piratini que continua com a coleta de elementos para a conclusão do Inquérito Policial (IP).
Os crimes
O assassinato do casal e a tentativa de homicídio em uma das filhas aconteceu na madrugada do sábado, dia 18 de março, por volta das 3 horas, em uma residência no Assentamento Fortaleza, nas proximidades da rodovia BR-293 – altura do Km 83, interior de Piratini. O criminoso, conforme o registro policial, efetuou disparos de arma de fogo no peito do homem e da mulher. Ambos morreram no local, O menor foi baleado em uma das pernas e no tórax, sendo socorrido para atendimento médico no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição. Um adolescente, que encontrava-se no imóvel, conseguiu se esconder. Após, o atirador empreendeu fuga a pé para a mata, não sendo localizado pela Brigada Militar e Polícia Civil. O homem é suspeito de estupro de vulnerável, uma das filhas das vítimas. O ato teria sido cometido dias antes do assassinato.