Mais uma viatura foi incorporada à estrutura do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB), de Serafina Corrêa. Após um ano de tramitação, os voluntários receberam um caminhão Mercedes-Benz 1418, ano 1997 – Modelo 5 Ton., do Exército Brasileiro. O veículo, que servirá para operações de logística da corporação bem como apoio em ocorrências de fogo em vegetação, treinamentos, além de operações de logística em Defesa Civil, encontrava-se no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (18º BIMTZ), em Sapucaia do Sul.
A conquista da viatura, que está à disposição dos bombeiros civis, foi um trabalho conjunto. O comandante Christofer Pereira e o subcomandante Fabiano Rodrigues protocolaram o pedido junto ao Exército Brasileiro em 2022. Passada a fase da análise e os trâmites legais, o caminhão entregue oficialmente no dia 26 de abril. Para o sucesso, o secretário de Planejamento, Dimorvan Cantelli, que responde pelo SCAB, entrou em contato com o Major Donato e com o Tenente-Coronel Carlos Anselmo De Sá Oliveira, comandante do 18º BIMTZ, para a liberação.
“Para a comunidade é um grande avanço. Mais um caminhão é incorporado a frota do SCAB e é o primeiro veículo que faz parte da Defesa Civil de Serafina Corrêa. São marcos alcançados graças ao trabalho incansável dos comandantes do SCAB, Pereira e Rodrigues, e de todos os voluntários que se empenham diariamente em prol dos serafinenses. Agradeço ao prefeito Valdir pela confiança no meu trabalho. Continuamos com a nossa missão de equipar o SCAB para que os bombeiros civis possam atuar com segurança e eficácia nas ocorrências”, disse o secretário Dimorvan.
O caminhão, que chegou com todas as características do Exército Brasileiro, passou por um completo processo de transformação. Os bombeiros civis Pereira, Rodrigues, Jéssica, Macedo, Benovit e Moser, meteram a “mão na massa” e, na própria oficina do SCAB, efetuaram a parte de funilaria e a pintura. Nos próximos dias haverá a instalação dos dispositivos luminosos e sonoros, conforme determina a Legislação. Toda a parte burocrática está sendo realizada junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS).